Manutenção

MÓVEIS

Mantenha seus móveis sempre novos e bonitos limpando-os regularmente e tirando o pó, se possível, diariamente.

Use sempre pano macio, seco e limpo. De preferência, branco.

Para manter a beleza da madeira, a cada seis meses passe cera de carnaúba: passe pouco, espalhe bem e retire o excesso com um pano limpo e seco.

Para que seu sofá estofado esteja sempre com aparência de novo, semanalmente retire as almofadas do assento e encosto e massageie-as para recompor o enchimento.

Não deixe seus estofados expostos à luz direta do sol. Lembre-se que ambientes de forte maresia requerem maiores cuidados.

Para a manutenção de móveis de áreas externas em madeira, com acabamento ao natural ou com impregnante ou pátina, pode-se fazer um lixamento quando necessário.

TECIDOS

Para manter seus estofados e tecidos decorativos com a mesma aparência de quando você comprou, limpe-os pelo menos uma vez por semana usando escova macia e aspirador de pó.

Os tecidos naturais, como lã, seda, rami, linho, algodão ou juta) não devem ser expostos diretamente ao sol, para não ocorrer alteração de tonalidade.

As cortinas deverão se aspiradas pelo menos uma vez por semana para remover a poeira.

Em caso de manchas nos seus tecidos, os "primeiros-socorros caseiros" devem ser efetuados imediatamente, pois o quanto antes você tentar remover as manchas, maior é a sua chance de sucesso.

Use pano macio e não colorido.

Para evitar que a mancha se alastre, limpe sempre a partir da parte exterior para dentro. E prefira fazer o enxágüe com água morna.

Cada tipo de tecido requer um cuidado diferenciado.

Cuidados

MÓVEIS
Não se apóie nem use seus móveis como escada: tampos, portas, gavetas ou assentos podem ficar desregulados ou danificados.
Para mover seu móvel, seja um estofado, mesa, cadeira, etc., não o arraste, pois isso pode causar danos na estrutura: chame alguém para ajudar a levantá-lo.
Não apóie utensílios quentes sobre o tampo dos móveis, nem use objetos cortantes diretamente sobre os mesmos. Use sempre apoios para proteção.
Não permita que crianças ou animais de estimação pulem no assento ou se sentem nos braços do seu estofado, sob o risco de danificar a estrutura ou de romper as costuras.
Não balance o corpo nas cadeiras, isso pode causar sérios desajustes. Não permita que subam sobre o assento com os pés, nem tampouco que se sentem no encosto.
Não estenda toalhas úmidas sobre as portas do móvel, pois ao longo do tempo poderá causar danos permanentes.
Para seus móveis de área externa, sugerimos colocar um plástico entre os estofados e o móvel, evitando futuras manchas provenientes do contato entre as partes.

TECIDOS - MANCHAS MAIS COMUNSBebidas AlcoólicasLave com espuma de sabão neutro, passe em seguida um pano branco macio e limpo molhado com uma solução de água com álcool desnaturado (15%).

Refrescos, VinhoPasse um pano com uma solução de água e vinagre de álcool (50%), lavando em seguida com espuma de sabão neutro. Depois enxugue com pano branco macio e limpo.

Café, CháLave com espuma de sabão neutro. Se preciso, use amoníaco diluído em água (10%).

CervejaPasse um pano com água morna adicionada de 3% de álcool desnaturado.

Óleo ou AzeiteRemova suavemente o líquido com um pano absorvente ou papel-toalha. Em seguida realize uma lavagem à seco com percloroetileno), em local especializado.

Limpeza

MÓVEIS
MADEIRA - Natural / Tingida Ao passar o pano, siga o sentido do veio da madeira. Limpe apenas com pano levemente umedecido em água. Jamais use lustra-móveis, solventes, sapólio, etc.

MADEIRA - Selador / VernizUsar apenas flanela seca ou pano macio umedecido em água. Secar bem. Não use lustra-móveis.

MADEIRA - Resina / Pintura Poliéster Usar pano macio e úmido para limpar e cera automotiva pra reativar o brilho.

MADEIRA - Pintura Laca / Pintura TexturizadaPano umedecido com sabão neutro líquido. Secar bem. Não use lustra-móveis.

MDF
Para limpeza de rotina, use pano limpo e macio umedecido com água, secando logo em seguida. Para retirar manchas use sabão neutro e água ou uma mistura de partes iguais de álcool e água. Seque completamente com pano macio e lustre levemente, seguindo a textura do móvel. Não use o pano encharcado nem totalmente seco. E jamais passe esponjas duras, ásperas ou palha de aço. Use lustra-móveis apenas incolor e à base de silicone.

FÓRMICA
Limpe diariamente com pano seco e macio. Evite usar cera ou silicone. Para limpezas leves, aplique, em movimentos circulares, detergente neutro diluído em água. Para sujeiras mais resistentes passe álcool, usando em seguida uma flanela seca para realçar o brilho.

VIDRO / CRISTALLimpe diariamente com pano seco e macio. Quando necessário use álcool ou o produto próprio para limpeza de vidros, aplicando em movimentos circulares e deixando secar naturalmente. Se necessário utilize papel-toalha para remover o excesso.

ACRÍLICO
Passe sabão ou detergente neutro para limpar, enxaguando com água abundante. Secar bem com pano macio e limpo. Não use produtos como limpadores de vidro, Veja, Ajax, etc. Não use acetona, álcool nem nenhum diluente. Tire o pó com pano bem macio para não riscar. Para dar polimento você pode usar ocasionalmente um polidor com silicone ou cera automotiva – mas em pequena quantidade e muito bem espalhado com uma flanela de algodão.

FIBRA / ALUMÍNIO PINTADOQuando necessário use sabão neutro diluído e seque rapidamente. Nunca use solventes, produtos abrasivos, esponjas de aço ou similares. Para dar brilho passe cera automotiva, mas sem deixar excesso.

ALUMÍNIO POLIDOUse apenas pano seco, macio e limpo. Nunca use solventes, produtos abrasivos, esponjas de aço ou similares.

AÇO INOX / CROMADO
Não deixe seu móvel exposto à umidade, a intempéries e à maresia. Limpe com água e sabão à vontade. Para ganhar brilho e retirar aquelas manchas de dedos, use pano umedecido em álcool. Você também pode usar cera automotiva ou vaselina líquida, polindo de 15 em 15 dias com uma flanela. Nunca use esponja de aço ou similares.

AÇO CARBONO PINTADOUse uma flanela umedecida em uma solução de água com sabão neutro, secando rapidamente com outro pano macio e seco.

MÁRMORE / GRANITO
Use detergente neutro diluído em água. Em caso de líquido derramado, limpe imediatamente, pois as pedras o absorvem, causando manchas impossíveis de serem retiradas depois. Para minimizar esse problema as pedras são enceradas e impermeabilizadas. Com o tempo e o uso essa camada vai sendo desgastada, precisando ser reaplicada.

POLICARBONATO / POLIPROPILENO / POLIURETANOUse pano embebido em sabão ou detergente líquido, de preferência diluído em água. Jamais use acetona, amoníaco ou outros corrosivos do plástico. Evite usar pós de limpeza, esponjas de aço ou álcool, pois pode esses produtos podem deixar as superfícies arranhadas ou baças.

COURO NATURAL (rústico ou pigmentado)Use apenas pano umedecido com sabão neutro líquido diluído em água, e seque bem. Evite exposição prolongada ao sol e jamais utilize polidor, óleo, solvente, etc. Em caso de líquidos derramados, seque imediatamente, evitando que o couro absorva o líquido e crie mancha. Para manter seu móvel de couro sempre bonito e hidratado, passe vaselina líquida duas vezes ao ano, com pano macio e em movimentos circulares.

COURO SINTÉTICO
Mantenha a peça em couro sintético sempre limpa usando o aspirador de pó ou pano umedecido com sabão neutro líquido diluído em água, e secando-o bem. Em caso de manchas, aplique detergente neutro em movimentos suaves, seguido de pano umedecido com água limpa. Seque preferencialmente ao ar livre e na sombra.

FIBRA SINTÉTICA
Para móveis de área externa feitos em fibra sintética, use esponja macia com sabão em pó diluído em água, depois enxágue abundantemente e deixe secar ao ar livre. Nunca use limpadores de vidro, amoníaco, solventes ou produtos abrasivos. Um polimento periódico com cera automotiva deixará a pintura do seu móvel sempre nova

TECIDOS
Prefira lavar os tecidos de seus estofados, almofadas, tapetes e cortinas em empresas especializadas. Porém, quando necessário fazer a limpeza em casa, procure antes verificar o tipo de tecido e o tipo de lavagem adequada.

PRIMEIROS-SOCORROS CASEIROS
1) absorva o excesso da mancha com papel toalha;
2) borrife uma solução de água morna com detergente (1 colher de detergente neutro incolor para 1 litro de água)
3) vá pressionando um pano branco úmido sobre a mancha, das bordas para o centro, até retirar a solução de água com detergente
4) por último pressione um pano branco limpo e seco, deixando então secar naturalmente. Caso a mancha persista, encaminhe para uma lavanderia especializada.

TECIDOS NATURAIS
Lave o local da mancha com espuma de sabão neutro, usando sempre pano macio, limpo e sem ser colorido. Para manchas de café ou chá use água com amoníaco (10%). Para manchas de cerveja use água morna misturada com álcool desnaturado (você encontra em farmácias). No caso de manchas de óleo ou azeite é necessário mandar fazer lavagem a seco.

TECIDOS MISTOSUse um pano macio, branco, com água. Se preciso pode usar água e sabão neutro. Seque com secador de cabelos, a 20cm de distância. Para manchas gordurosas, você pode usar papel absorvente primeiro e depois um pano umedecido com detergente. Passe novamente um pano úmido e o secador de cabelos para finalizar. Se for preciso, repita a operação. Para manchas muito resistentes é melhor consultar uma empresa especializada.

TECIDOS SINTÉTICOS
Para a limpeza periódica, use água morna e sabão neutro, enxaguando bem. No caso de manchas, umedeça a parte atingida com uma mistura de detergente neutro diluído em água e esfregue suavemente até a completa remoção. Enxágüe com um pano úmido e finalize com um pano seco.

TECIDOS COMPOSTOS (leves)Para tecidos compostos de viscose, algodão e poliéster, use o aspirador de pó apenas a cada 3 meses, pois o uso constante pode repuxar os fios. Em caso de derramamento de líquido, absorva o mais rápido possível com um pano branco e macio. Se necessário, passe um pano com solução de sabão neutro ou de coco em água. Não utilize detergente, água sanitária, álcool ou qualquer outro produto químico. Procure empresas especializadas, mas evite a lavagem a seco, pois o tecido pode encolher.

SISAL
Palhas feitas com fio de sisal são recomendadas para uso em revestimento de áreas internas. Para limpeza rotineira de seu tapete, use aspirador de pó uma vez por semana, espanador ou pano úmido bem torcido. Não lave em casa, nem use qualquer produto químico, como desinfetante ou limpador de carpetes. A cada 15 dias, exponha ao sol durante aproximadamente 30 minutos.

BLACKOUT
Não passe álcool, alvejante ou outros produtos de limpeza: use apenas água e sabão neutro. Não torça, não centrifugue nem utilize secadores. Seque à sombra: pendure com o lado do tecido para baixo, evitando que as partes resinadas molhadas encostem uma na outra. Se necessário, passe a ferro somente do lado do tecido, evitando temperaturas muito altas. Não lave a seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário